quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Música Atual - Qual é o Problema?


                            "Gatinha assanhada, cê tá querendo o quê? ... Tô curtindo parado, vendo ele mexer / E tá perdendo a linha, descendo na balada / Com dedinho na boca, ela  pirada", ou "Na 4 x 4 a gente zoa / Com whisky energético, quanta mulher boa / O bagulh tá sério, / Vai rolar um adultério", ou talvez "Vai, dá tapinha na bundinha / Vai, que eu sua cachorrinha / Vai, que eu tô muito assanhada...". É extremamente difícil observar como crianças crescem ouvindo versos como esses e não se sentir constrangido ao ouví-las cantando. Ou deveria ser constrangedor, parece que não é mais. 
               Assim como uma mulher ouvir versos de músicas chamando-as de cachorrasloucas, ou taradas deveria soar ofensivo aos seus ouvidos mas, ao invés disso, elas cantam junto, gritam, dançam de acordo com o que suas coreografias pedem, vão na baladas para beber beijar na boca, porque nessas músicas é consenso que elas tem que extravasar, só pode estar sóbrio quem for dirigir o carro para levar a galera de volta para suas casas ou para algum motel nas cidades, uma pessoa sóbria dificilmente vai fazer essas loucuras, então todos cantam que vão encher a cara.
              Parece consenso também que música boa ou é aquela que repete muitos versos, porque quanto mais se repetir, mais os ouvidos se acostumam, mais são replicadas nas reunioes de família, mais se popularizam. Há aquelas músicas que não precisam se repetir tanto, em poucos segundos elas grudam em nossas mentes e, se permirtirmos, elas conduzem nossos pensamentos para onde quiserem, não se preocupe, no começo a consciencia incomoda mas logo você se acostuma, depois acham normal, depois vai aumentar o som para mais gente ouvir também. E não vamos esquecer as canções que simplesmente são divulgadas atualmente nas novelas, rádios e redes sociais, e, bem... como todo mundo ouve, precisamos ouvir também. E há até um novo nicho brotando, que são estilos musicais que até pouco tempo falavam de diferenças sociais, entender o que acontece no mundo, valorizar as pessoas e agora só falam do que as populares dizem hoje: beba, se divirta, faça sexo sem compromisso, não dê tanto valor à sua família, ouça mais músicas te levam a esse círculo vicioso...
               É interessante que, mesmo sendo estilos tão variados, a maior parte das canções falam das mesmas coisas: o  importante na vida é ter dinheiro, você andar com carros entupidos de equipamento de som, fazer o máximo de barulho o possível, sair com um grande grupo de amigos, frequentar as maiores baladas, tomar bastante cerveja, whisky, amanhecer na rua fazendo tudo o que seu corpo pedir, deixar a vida te levar porque ela é muito curta para você desperdiçá-la seguindo regras... a impressão que se tem é que a vida é uma grande festa sem ter hora para acabar e que, ainda assim, cada um dos cantores é a estrela principal de quem todo mundo tem inveja, e os invejosos não perturbam a eles porque eles tem amigos de verdade são endinheirados e superiores a essas pessoas que só querem seu mal, e eles podem ostentar dinheiro para todo mundo, a impressão que se tem é Deus os abençoa de tal forma que eles nem precisam trabalhar para estarem sempre cheios da grana.
               Virou moda os cantores esfregarem na cara das pessoas que antes da fama eles já ralaram muito na vida e por isso tem todo o direito de sair roubando todas as atenções, vivendo intensamente, como se não houvesse o amanhã, e o interessante é que eles são respeitados por seus fãs e até endeusados, que o diga seus grandes fãs clubes virtuais, seguidores em redes sociais, platéias cativas em seus shows, esses artistas são desejados sexualmente,  podem tudo no mundo e ainda por cima estão sempre declarando que confiam e acreditam em Deus, puxa, Deus deve mesmo ser um grande fã deles.
               A maioria deles brota durantes as luzes piscantes e frenéticas das grandes festas e são esquecidos nos primeiros raios da manhã, em meio ao lixo deixado pelos foliões da música hodierna, mas não importa, fizeram sua parte, divulgaram mais um pouco dessa "Filosofia Vida Loka", e outros vão substitui-los logo, e a festa vai continuar com o mesmo enredo, apenas outros personagens e com letras ainda mais ousadas e ainda mais massificadas, para que as crianças cresçam multiplicando tal filosofia e os adultos fiquem cada vez mais anestesiados e deixem rolar, porque afinal, os tempos são outros e as pessoas merecem ser cada dia mais livres.
               

Nenhum comentário: